O que é Clareamento Dental?

A busca pela estética é um fator de muita influência sobre o comportamento das pessoas nos dias de hoje.

Seja nos grandes centros urbanos ou nas pequenas cidades, é cada vez mais comum observar-se academias e clínicas de estética cada vez mais lotadas.

Dentro deste contexto, é natural que a odontologia esteja preparada para atender aos desejos estéticos da população em geral.

Técnicas restauradoras e protéticas mais modernas visam, além da reabilitação da função mastigatória, a recuperação do fator estético.

Nessa perspectiva, o clareamento dental se torna um importante instrumento a fim de proporcionar a satisfação do paciente em seu tratamento.

 

Por que realizar esse tratamento?

O clareamento dental visa a recuperação da cor original dos dentes, perdida em algum momento durante a vida em decorrência de vários fatores. Serve também simplesmente para promover um Clareamento dos dentes originalmente mais escurecidos.

A utilização de agentes clareadores nos dentes já ultrapassa um século, e com o desenvolvimento de novos materiais, tem se mostrado um meio cada vez mais eficaz e seguro de se obter uma estética dental satisfatória.

Como será feito o tratamento?

Existem basicamente dois tipos de clareamento dental:

Clareamento Caseiro: a maior parte do tratamento é realizada pelo próprio paciente, o qual utiliza o agente químico dentro de uma moldeira adaptável aos dentes. Estes materiais são fornecidos pelo cirurgião-dentista, que irá supervisionar o tratamento através de visitas periódicas do paciente ao consultório.

Clareamento realizado no consultório: o dentista irá aplicar sobre os dentes um agente químico oxidante bem mais potente. Durante a aplicação, a gengiva, lábios e bochechas são protegidos de forma que o clareador não provoque queimaduras. Sobre o clareador é aplicada uma fonte de energia ativadora que pode ser luz halógena ou determinados tipos de laser que irão promover uma intensificação do clareamento. Dessa forma, o clareamento é realizado em apenas uma sessão.

O que são Facetas de Porcelana ou Lentes de Contato?

Um dos procedimentos mais avançados na estética bucal atual é o uso das facetas de porcelana, consideradas por muitos profissionais como o avanço científico do século na área de odontologia e estética. Atualmente é o procedimento estético mais procurado por pessoas cujo trabalho está ligado à aparência e muitas vezes o relacionado com a autoestima.

Por que realizar o tratamento?

As facetas de porcelana podem melhorar muito o sorriso de uma pessoa, recuperando também a autoconfiança e autoestima, já que podem clarear os dentes, corrigir a dentição torta e manchada, diminuir a distância entre os dentes, aumentar o tamanho, corrigir curvatura, melhorar o formato, solucionar a aparência do esmalte dental desgastado, entre tantas outras indicações.

A decisão do tratamento com facetas de porcelana depende de alguns fatores:

– Quanto à necessidade estética;

– Melhora da função mastigatória;

– Expectativa do paciente;

– Integridade da estrutura dentária remanescente;

– Durabilidade;

Como será feito o tratamento?

O procedimento estético bucal começa com fotografias dos dentes, do rosto, do sorriso, radiografias, moldagem para confecção de modelos de estudo, onde as modificações são enceradas permitindo a confecção do mock-up (prévia de como ficarão os dentes), dos provisórios e das facetas propriamente ditas. O tempo entre o preparo e a colocação das facetas é de uma semana ou duas sessões: uma para preparar os dentes, moldar e fazer os provisórios; outra sessão para a cimentação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>