O que é Periodontia?

Especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos que fixam o dente aos ossos e protegem os dentes (tratamento da gengiva e do osso). Essa é a área que trata as inflamações e infecções da gengiva.

O que é Doença Periodontal?

Infecção causada por bactérias que afeta os tecidos que rodeiam os dentes; caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias.

A Doença Periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos. A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, mais limpezas periódicas feitas pelo dentista.

O sinal mais característico da Doença Periodontal é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.

Problemas mais comuns:

Gengivite e periodontite são os problemas comuns, sendo o segundo o mais grave, pois pode levar à perda dos dentes. A maior causa dessas doenças está na falta de higiene bucal adequada. Por isso, a importância de conhecer o passo a passo da escovação e demais hábitos de limpeza.

Alguns sinais e sintomas das doenças periodontais:

Sangramento gengival;

Mau hálito persistente (Halitose);

Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis;

Gengivas que se afastam dos dentes (retração);

Exsudato purulento (pus) entre a gengiva e o dente;

Alteração no formato gengival;

Mobilidade dentária;

Frequentemente indolor (assintomático);

Presença de cálculo ou tártaro;

A forma de prevenir as doenças periodontais é a utilização correta da escova de dentes e do fio dental, e ainda visitas periódicas ao seu cirurgião-dentista (Periodontista).