Rua Teodoro Sampaio – 744 conj 131

Jardim Paulista, São Paulo

(11) 3061-5567/ 3062-6031

E-mail: clinicanipodonto@hotmail.com

Segunda a quinta: das 8:00 às 18:00

 

Sexta: das 07:00 às 16:00

Aparelho Ortodôntico Estético

O aparelho estético é aquele em que os bráquetes são fabricados com materiais que imitam a cor dos dentes como a safira, a porcelana ou policarbonato. Estes aparelhos ortodônticos são uma ótima escolha para adultos e jovens que procuram um tratamento ortodôntico mas não querem aquele “sorriso metálico” interferindo nas suas atividades sociais e profissionais.

 

Como é o aparelho estético?

Neste tipo de aparelho, em vez de serem fabricados em ligas metálicas, os bráquetes são feitos com materiais que imitam a cor dos dentes, por isso ficam bem mais discretos que os bráquetes convencionais de metal.

Entre outras coisas o aparelho estético funciona da mesma forma que o aparelho metálico.

O aparelho estético serve para todos os casos?

Sim! Os bráquetes estéticos são fabricados com os mesmos parâmetros dos metálicos e podem ser usados normalmente para tratar todos os problemas ortodônticos.

Bráquetes estéticos são menos eficientes que os convencionais?

Não! Os bráquetes estéticos possuem coeficiente de atrito similar ao dos brackets metálicos, mantendo a mesma performance em todos os tratamentos.

Alguns dispositivos podem apresentar uma diferença em algumas mecânicas de deslizamento devido ao atrito com o arco que é maior que o dos aparelhos metálicos. Mas isso pode ser resolvido com o uso de braquetes estéticos “AUTO LIGÁVEIS”.

Nem todo aparelho estético é de porcelana?

Não. Outros materiais podem ser usados na fabricação deste tipo de aparelho como a “safira” (cerâmica monocristalina ou pura cerâmica de Alumina), o policarbonato, a resina, dentre outros. O que caracteriza um bráquete estético é a semelhança com a cor dos dentes.

 

Qual a diferença entre estes materiais?

O Policarbonato (um tipo de resina plástica) é o material menos resistente dos três. Apresenta índices de descolamento e quebra maiores que a porcelana ou a “safira”.

A Cerâmica ou Porcelana é um material bastante resistente e os bráquetes raramente se descolam ou quebram.

Esteticamente, é um material superior ao policarbonato (ou resina), mas ainda com pouca translucidez, apresentando uma coloração branca mais opaca.

A Safira (porcelana monocristalina ou pura cerâmica de Alumina) apresenta um resultado estético superior ao dos outros materiais com um aspecto translúcido que deixa o aparelho mais discreto ainda.

Além disso é o material mais resistente a descolamento e quebra.

Outra vantagem do material é apresentar um coeficiente de atrito mais baixo que a Porcelana e o Policarbonato aumentando a eficácia do aparelho.

 

O aparelho estético quebra ou descola com mais facilidade?

O Policarbonato apresenta um índice de quebra e descolamento maior que os brackets metálicos.

A Porcelana e a Safira normalmente descolam menos que os metálicos e dificilmente quebram.

Além disso, a técnica de colagem é muito importante para a resistência do aparelho. Isso depende não somente de treinamento mas também da experiência do profissional.

Os bráquetes podem ficar amarelados com o tempo?

Depende do material. A Porcelana e Safira praticamente não sofrem alteração de cor durante o tratamento. Já o policarbonato/resina é o material com menor densidade e por isso mesmo, fica mais sujeito ao escurecimento pelo fumo e/ou alimentos com corantes como café, vinho tinto, açaí, etc.

Além disso, no aparelho estético é importante dar atenção à manutenção das ligaduras elásticas.

Como essas borrachinhas são transparentes, é comum pigmentar facilmente com o fumo e alimentos com corantes.

A troca freqüente das ligaduras vai manter o aparelho sempre com um aspecto satisfatório.

Além disso, já existem no mercado ligaduras elásticas bem mais resistentes à pigmentação, que permitem maiores intervalos entre as consultas.

 

O arco também é da cor dos dentes?

Os arcos ortodônticos são fabricados com ligas metálicas, e não possuem as características de transparência dos materiais usados nos bráquetes. Há a opção dos arcos que recebem um revestimento branco como se fosse uma “pintura”.

Mas esses arcos não resistem muito tempo na boca e a pintura pode “descascar” em poucos dias, comprometendo a estética. Além disso, a pintura pode interferir na mecânica devido ao aumento do atrito entre o arco e o bráquete.

Mesmo assim, é uma opção que muitos ortodontistas gostam de usar.

Existe também fios estéticos fabricados em outros materiais que não “descascam”, porém são utilizados apenas em determinadas fases específicas, como o PEAK (liga plástica) e o RHODIUM (banhados com metal nobre Ródio que dá um aspecto “esbranquiçado).

E as borrachinhas?

As borrachinhas (ou ligaduras) são transparentes, mas podem ficar amareladas com bastante facilidade. Existem ligas siliconadas que “desbotam” menos, ou seja, suportam mais tempo com estética satisfatória.

Algumas ligaduras do tipo “blue” (ligeiramente azuladas) podem manter a estética da ligadura por mais tempo (por até 21 dias).

De qualquer forma, é importante que o paciente comparecer ao consultório para trocar as ligaduras sempre que precisar.

 

O tratamento com aparelho estético costuma ser mais caro?

Sim, como os materiais usados são mais caros, é normal haver diferença nos valores cobrados em tratamentos com este tipo de bráquetes.

É importante lembrar que valores variam de uma cidade para outra e mesmo entre profissionais que atendem na mesma região.

Mas temos certeza que o investimento vale muito a pena!

Sobre Nós

Diretor Técnico:

Registro da clínica: CL 9822
Responsável Técnico: Dr. Alex Yutaka Fukabori
CRO do Responsável Técnico: 82220
 
 
A Clínica Odontológica NIPODONTO conta com uma equipe profissional altamente qualificada, sempre atenta e sensível às suas necessidades, e compromissada com sua saúde, estética, anseios e expectativas, visando seu conforto, bem estar e um belo sorriso!

Onde Estamos

  • Rua Teodoro Sampaio 744, conj 131 Jardim Paulista, São Paulo
  • (11) 3061-5567 / 3062-6031
  • 11 98543-0013

Nossas Redes Sociais

Entrar em Contato