FLUOROSE (EXCESSO DE FLÚOR)

SE VOCÊ ACHA QUE QUANTO MAIS FLÚOR MELHOR, LEIA ESSE ARTIGO!

QUAL O PAPEL DO FLÚOR NA SAÚDE BUCAL E O QUE FLÚOR?

Podemos encontrar o flúor em diversas formas na natureza, ele é um mineral bastante reativo. Ao combiná-lo com com algumas substâncias ele se torna um forte aliado ao organismo.

O fluoreto de sódio é usado na pasta de dente e também na fórmula do gel usado pelos dentistas para fazer a limpeza dentária no consultório.

O flúor é incorporado pelo esmalte ao entrar em contato com a superfície dos dentes, e atua contra a formação de placa bacteriana (link artigo sobre placas) e das cáries. Por auxiliar no fortalecimento dos dentes, o fluoreto de sódio (flúor) tem um importante papel na saúde bucal.

FLÚOR EM EXCESSO PREJUDICA?

FLUOROSE é o nome dado pelo excesso de flúor que pode levar a um quadro de intoxicação crônica. Isso pode levar a um problema de saúde bucal que pode afetar o esmalte e levar à perda do cálcio, a estrutura dos dentes é afetada de forma definitiva.

O período mais arriscado para ocorrer isso é na troca de dentes de leite pelos permanentes, causado pelo uso inadequado de pasta de dentes contendo flúor, principalmente por crianças nessa fase. Mas isso não restringe somente às crianças, adultos que usam grande quantidade de pasta de dentes estão correndo risco também.

Antes do nascimento dos dentes devemos usar somente pastas SEM FLÚOR!

FLUOROSE PODE CAUSAR O QUE?

Começa com pequenas manchas brancas nos dentes, em formato de linhas ao longo da superfície. Permanecendo o excesso as manchas se tornam escuras até chegar na cor marrom. Em casos mais graves causa a perda do esmalte e do cálcio nos dentes, ocorrendo fraturas e até a queda do dente. É impossível eliminar por completo as manchas depois que aparecem. Prevenção e orientação são imprescindíveis!

CUIDADOS NA LIMPEZA DENTÁRIA.

Usando a pasta de dente corretamente podemos evitar os males causados. É recomendado apenas água filtrada ou soro fisiológico em crianças até 6 meses de idade ao fazer a limpeza das gengivas (link odontopediatria).

Antes do nascimento dos dentes devemos usar somente pastas SEM FLÚOR!

A partir do momento que nascerem os dentes e o paciente tiver condições/consciência de NÃO ENGOLIR a pasta/creme/gel (aproximadamente 5 a 6 anos), indicamos o uso com baixa concentração de flúor. Sempre com a supervisão de um adulto!

Uma pequena quantidade de pasta é o necessário para uma limpeza bucal em um adulto, o que remove restos de comida e as bactérias são os movimentos da escova.

A limpeza mecânica (escovação manual e fio dental) é mais importante do que a limpeza “química” (pasta/creme/gel ou enxaguatórios).