ALINHADORES ESTÉTICOS

O QUE É ORTODONTIA?

Área da Odontologia que estuda o desenvolvimento e crescimento da face.

Bem como o desenvolvimento das dentições de leite, mista, permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões dentárias.

POR QUE REALIZAR ESSE TRATAMENTO?

Restabelecer a oclusão dentária (ter uma “mordida” correta dos dentes superiores com os inferiores) é a principal função do tratamento ortodôntico, que é fundamental para a correta mastigação e, consequentemente, a adequada nutrição e saúde bucal.

Com a oclusão restabelecida, evitam-se problemas relativos à deglutição, fala, respiração, e articulação temporomandibular (ATM).

Não existe idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico, embora no paciente adulto alguns cuidados especiais devam ser tomados, principalmente em relação aos tecidos de suporte dos dentes, que podem chegar a contraindicar o tratamento (problemas periodontais graves).

COMO É FEITO O TRATAMENTO?

O primeiro passo é realizar uma avaliação ortodôntica com um especialista! O ortodontista irá solicitar exames (documentação ortodôntica) para analisar, diagnosticar e planejar corretamente o seu caso.

Os riscos aos pacientes são quase inexistentes quando o tratamento é bem planejado e executado por profissional qualificado, desde que este siga todas as instruções dadas, principalmente com a higiene bucal, pois os detritos podem causar problemas gengivais, periodontais, manchas brancas, cáries dentárias e até mesmo perdas dos mesmos.

Podem ocorrer pequenas acomodações pós-tratamento, ligadas ao crescimento e às alterações funcionais. Essa tendência é normalmente bem controlada e minimizada através de um bom planejamento ortodôntico e uso das contenções ortodônticas!

Definido o planejamento, partimos para a escolha do aparelho.

TIPOS DE APARELHOS

Aparelhos fixos: São unidos aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento. São compostos por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e em alguns casos anéis, que suportam o arco metálico responsável pela movimentação dentária juntamente com os elásticos. Permitem maior movimentação dos dentes e independem da colaboração do paciente.

Aparelhos removíveis:  São encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, e dependem MUITO da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias; ou ortopédicos, utilizados nas correções de alterações esqueléticas (ósseas).

Sobre Nós

Diretor Técnico:

Registro da clínica: CL 9822
Responsável Técnico: Dr. Alex Yutaka Fukabori
CRO do Responsável Técnico: 82220
 
 
A Clínica Odontológica NIPODONTO conta com uma equipe profissional altamente qualificada, sempre atenta e sensível às suas necessidades, e compromissada com sua saúde, estética, anseios e expectativas, visando seu conforto, bem estar e um belo sorriso!

Entrar em Contato