O QUE É PERIODONTIA?

Especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos que fixam o dente aos ossos e protegem os dentes (tratamento da gengiva e do osso). Essa é a área que trata as inflamações e infecções da gengiva.

O QUE É DOENÇA PERIODONTAL?

Infecção causada por bactérias que afeta os tecidos que rodeiam os dentes; caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias.

A Doença Periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos. A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de higiene bucal doméstica com fio dental e escova. Quando essa placa bacteriana se torna um cálculo (“pedrinhas endurecidas”), o paciente não consegue mais eliminá-las em casa, devendo procurar ajuda profissional. Somente com visitas regulares ao dentista, será possível evitar o avanço das doenças periodontais.

O sinal mais característico da Doença Periodontal é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.

É altamente indicado retornar semestralmente (2 vezes por ano) para uma reavaliação de sua saúde bucal e realizar o “chekup”.

Volte pelo menos 2 vezes por ano para fazer o checkup.

PROBLEMAS MAIS COMUNS:

Gengivite e periodontite são os problemas comuns, sendo o segundo o mais grave, pois pode levar à perda dos dentes. A maior causa dessas doenças está na falta de higiene bucal adequada e demora em procurar o profissional. Por isso, a importância de conhecer o passo a passo da escovação e demais hábitos de limpeza.

ALGUNS SINAIS E SINTOMAS DAS DOENÇAS PERIODONTAIS:

-Sangramento gengival;

-Mau hálito persistente (Halitose);

-Gengivas vermelhas/roxas, inchadas e sensíveis;

-Gengivas que se afastam dos dentes (retração/recessão);

-Exsudato purulento (pus) entre a gengiva e o dente;

-Alteração no formato gengival;

-Mobilidade dentária;