TRATAMENTO DE CANAL

Áreas da odontologia

É a área da odontologia que previne e promove a cura de enfermidades (como as cáries) na polpa dental (interior do dente). O procedimento é chamado comumente de “tratamento de canal”.

A quebra do dente ou quando ele apresenta uma cárie profunda acaba afetando sua polpa, que é a parte viva e repleta de vascularização (terminações nervosas) que fica dentro da raiz. Uma vez danificada, infeccionada ou morta, a polpa precisa ser retirada, senão pode causar dor e desconforto.

É realizada uma limpeza detalhada após retirar a polpa, desinfeta o local e preenche o espaço com material especial para que não fique oco e frágil.

Geralmente leva de uma a três sessões no dentista para reparar um dente que passe pela endodontia. O tratamento hoje em dia em muitos casos é indolor é com a tecnologia atual, o dente não escurece permanecendo com a mesma coloração original (existem casos graves que haverá dor).

Entenda o conceito de endodontia (Link para o artigo)

O que causa cáries?

A cárie é causada principalmente pela má escovação dos dentes e higienização bucal. O acúmulo de açúcar na superfície dos dentes é outro fator que influencia em peso o surgimento desta bactéria. De acordo com os dentistas, algumas pessoas são mais vulneráveis ao problema, devido à baixa produção de saliva.

O tratamento hoje em dia em muitos casos é indolor é com a tecnologia atual.

Como evitar cáries?

Para evitar o surgimento de cáries é necessário manter uma rotina de cuidados diários com a saúde bucal, incluindo escovação completa, utilização de fio dental e enxaguante com ação contra bactérias. Alguns dentistas aconselham a utilização de flúor na concentração 0,05% como método de profilaxia.

A endodontia consiste na área específica da odontologia voltada para o tratamento de doenças e lesões na polpa e na raiz dos dentes. A endodontia também é conhecida popularmente como tratamento de canal e consiste na remoção do tecido mole que se encontra no canal do dente que pode estar inflamado, infectado ou necrosado.

O que pode gerar um tratamento de canal?

A quebra do dente ou quando uma cárie é profunda e acaba afetando sua polpa – parte viva e repleta de vascularização e terminações nervosas localizadas dentro da raiz – são os principais motivos que geram a necessidade de um tratamento endodôntico. Quando sua polpa se danifica, ela pode infeccionar ou morrer e precisa ser retirada para que não cause dores e nem comprometa ainda mais a saúde bucal. Infecções podem se espalhar para as demais estruturas bucais, como os ossos da arcada dentaria, a gengiva, além dos demais dentes, por isso é essencial procurar uma clínica odontológica assim que surgir qualquer desconforto.

Como evitar a necessidade de um tratamento endodôntico decorrente de uma cárie?

A forma mais eficaz de evitar o surgimento de cáries é manter uma rotina de cuidados diários com a saúde bucal, como a escovação dos dentes após as refeições, principalmente após o consumo de doces, a utilização de fio dental e enxaguante com ação contra bactérias e até mesmo a utilização de flúor na concentração de 0,05% como método de profilaxia.